www.galvaofilho.net

Posicionamento sobre educação inclusiva

 

A APAE DE SÃO PAULO esclarece que apóia a política oficial de educação no Brasil: a educação inclusiva. Com base nessa diretriz – na qual uma mesma escola recebe todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação –, a Organização oferece, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP) o Atendimento Educacional Especializado para jovens de 4 a 17 anos, matriculados em classe comum da rede regular de ensino, com o objetivo de criar condições mais favoráveis para aprendizagem formal desses estudantes.

Em mais de 10 anos de trabalho fundamentado na educação inclusiva, a APAE DE SÃO PAULO tem garantido o desenvolvimento efetivo para crianças e adolescentes com deficiência intelectual, apoiando-os na socialização; o fim da discriminação; e melhora da aprendizagem formal.

Com relação à divergência entre as mais de 2.100 APAES no país, a APAE DE SÃO PAULO respeita as distintas opiniões entre as organizações, uma vez que a educação inclusiva ainda está se consolidando e é natural que o debate apresente opiniões diferentes.

APAE DE SÃO PAULO

FONTE: www.apaesp.org.br/Noticias/Paginas/Posicionamento-sobre-educa%C3%A7%C3%A3o-inclusiva.aspx
(Texto disponível nessa página em 24 de agosto de 2013)

_______________

 

O mundo passa por um momento de transformações e mobilizações sociais. A forma como a informação é distribuída, acessada e compreendida pelo público também mudou, gerando um grande número de interpretações.

Por esse motivo, gostaríamos de lançar luz sobre alguns pontos a respeito de recentes notícias que abordam as mudanças na Meta 4 do PNE – Plano Nacional de Educação, que prevê o fim do repasse de verbas públicas às escolas Especiais, gerando o entendimento do consequente fechamento de APAES em todo Brasil.

As APAES são municipalizadas, independentes e, em alguns casos, conveniadas como Escolas Especiais, sendo que esta última situação não ocorre na APAE DE SÃO PAULO, uma vez que encerramos as atividades de nossa Escola Especial em 2010, pois há mais de dez anos atuamos com a educação inclusiva como forma de contribuir para o desenvolvimento efetivo e a integração social de pessoas com Deficiência Intelectual. Portanto, a mudança no texto do PNE não interfere diretamente nas atividades da APAE DE SÃO PAULO.

Valorizamos a discussão como parte do exercício da democracia, entendemos ser natural a diversidade de posicionamentos de outras APAES, respeitamos as distintas opiniões entre as organizações, uma vez que a educação inclusiva ainda está se consolidando e nos solidarizamos com aquelas que necessitem alterar suas atividades.

Dispostos a continuar a jornada que trilhamos há 52 anos para valorizar o ser humano e garantir cidadania a pessoas com Deficiência Intelectual e cientes da grandeza de nossa missão na sociedade, contamos com o apoio de todos para alcançar esses objetivos.

Cassio dos Santos Clemente

Diretor-Presidente da APAE DE SÃO PAULO

FONTE: www.apaesp.org.br/Noticias/Paginas/Posicionamento-sobre-educa%C3%A7%C3%A3o-inclusiva.aspx
(Texto disponível nessa página em 31 de agosto de 2013)

 

________________

 

Vimos informar alguns pontos a respeito de recentes notícias que abordam as mudanças na Meta 4 do PNE – Plano Nacional de Educação, que prevê o fim do repasse de verbas públicas às Escolas Especiais, gerando o entendimento do consequente fechamento de APAES em todo Brasil.

As APAES são municipalizadas, independentes e, em alguns casos, conveniadas como Escolas Especiais. No entanto, desde 2010 a APAE DE SÃO PAULO não possui mais Escola Especial. Atuamos com a educação inclusiva através do Serviço de Apoio à Inclusão Escolar dando suporte para crianças e jovens com Deficiência Intelectual, família e escola, contribuindo para o desenvolvimento efetivo e a integração social.

Portanto, a mudança no texto do PNE não interferirá nas atividades atuais desenvolvidas pela APAE DE SÃO PAULO, que continua realizando o seu trabalho em prol da pessoa com Deficiência Intelectual.

Valorizamos a discussão como parte do exercício da democracia, entendemos ser natural a diversidade de posicionamentos de outras APAES que ainda possuem Escolas Especiais, respeitamos as distintas opiniões entre as organizações, uma vez que a educação inclusiva ainda está se consolidando no País.

APAE DE SÃO PAULO

FONTE: www.apaesp.org.br/Noticias/Paginas/Posicionamento-da-APAE-DE-S%c3%83O-PAULO-sobre-Educa%c3%a7%c3%a3o-Inclusiva.aspx
(Texto disponível em 18 de novembro de 2013)

 

_____________________________________________________________________

 

 

LISTA COMPLETA DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS

www.galvaofilho.net