Lançamento do livro "TECNOLOGIA ASSISTIVA: um itinerário da construção da área no Brasil", realizado no Canal Plurissaberes, da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará - UFC. (disponível em https://youtu.be/4XCONUyhpOg)

Uma demonstração resumida da utilização do Software Especial de Acessibilidade HeadMouse: pelos professores da UFRB Nelma Sandes Galvão e Teófilo Galvão Filho. (disponível em https://youtu.be/mbBjoDk03Qk)

X CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - CBEE 2021 - UFSCar:  Mesa Redonda sobre TECNOLOGIA ASSISTIVA. (disponível em http://www.galvaofilho.net/noticias/CBEE_2021.htm)

ENCONTRO FORMATIVO:  UNEB - Campus Jacobina, tendo como convidados a Profa. Dra. Nelma Sandes Galvão e o Prof. Dr. Teófilo Galvão Filho (UFRB). (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=U1t-e3UV7gA)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA: vídeo da mesa intitulada "Inteligência Artificial e Tecnologia Assistiva: Interdisciplinaridade e Popularização da Ciência", de um Seminário da Seminário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020. (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DfBxYMfd2Dg)

Tecnologia Assistiva como campo multidisciplinar de atuação, pesquisa e formação - BCH/UFC: Live organizada pela Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará - BCH/UFC. (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tMfwdJF3J6I)

Intercâmbio Universitário na área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade - CETENS/UFRB: Live organizada pela Atlética do CETENS/UFRB. (disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=Kh3Ca6R_Ve4)

Tecnologia Assistiva e seus recursos para aprendizagem durante a pandemia: Live organizada pelo Grupo de Pesquisa GEEDICE, da UNEB Campus IV. (disponível em: https://youtu.be/Itw2mjR__kQ)

 Reunião Plenária do CREA-BA: apresentação do curso Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB. (disponível em: www.galvaofilho.net/noticias/plenaria_CREA-BA.htm)

 O Curso de ENGENHARIA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE do CETENS/UFRB: Entrevista para o Portal MCE TV. (disponível em: www.galvaofilho.net/noticias/entrevista_MCE_TV.htm)

 Projeto SABERES ABERTOS - SEAD/UFRB - 2017: Entrevista sobre a formação em ENGENHARIA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CETENS/UFRB, pelo Projeto SABERES ABERTOS da Superintendência de Educação Aberta e à Distância - SEAD/UFRB. (disponível em: www.galvaofilho.net/noticias/entrevista_TA.htm)

 Evento "Manhã de Inovação em Tecnologia Assistiva" - CNRTA - 2013 (palestra): o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva - CNRTA promoveu, no dia 29 de agosto de 2013, o evento “Manhã de Inovação em Tecnologia Assistiva”, realizado no Auditório do CTI Renato Archer, em Campinas, São Paulo. Palestra intitulada "“ALGUMAS PARTICULARIDADES DOS PROCESSOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA". (disponível em: www.youtube.com/watch?v=lggXS_vAJiw)

 Programa SALTO PARA O FUTURO - TV BRASIL  - 2009: entrevista sobre a temática "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL". (disponível em: www.youtube.com/watch?v=4HvZ090koqQ)

TVE Noticias - TV EDUCATIVA: matéria gravada no ano 2000, sobre o trabalho de TECNOLOGIA ASSISTIVA e INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL que, no ano de 2007, recebeu o PRÊMIO RAINHA SOFIA de Reabilitação e Integração, entregue em Madri, Espanha, em 2008. (disponível em: www.youtube.com/watch?v=Buax12BXhu8)

 TV Itapoan - Prêmio Rainha Sofia 2007, da Espanha, recebido pelo Programa InfoEsp: matéria gravada no ano de 2008, sobre o recebimento do Prêmio Rainha Sofia 2007 de Reabilitação e Integração, conferido pelo Real Patronato sobre Discapacidad, da Espanha, ao Programa InfoEsp - Informática na Educação Especial, das Obras Sociais Irmã Dulce. (disponível em: www.youtube.com/watch?v=Hbx4c8CNbL4)

Programa InfoEsp - Informática na Educação Especial - Obras Sociais Irmã Dulce: vídeo gravado no ano de 2008. (disponível em: https://youtu.be/1BW1102wNvc)

TV BAHIA - 2007: matéria veiculada pela TV Bahia em 31 de março de 2007. (disponível em: www.youtube.com/watch?v=5C3btxo1CYc)

Programa BRAVA GENTE BRASILEIRA - Canal Futura - 2003: matéria exibida no Programa BRAVA GENTE BRASILEIRA, do Canal Futura, no ano de 2003. (disponível em: www.youtube.com/watch?v=UKcLNvZGACU)

Programa Especial - TV BRASIL - 2005: matéria do Programa Especial, da TV BRASIL, veiculada no ano de 2005. (disponível em: www.youtube.com/watch?v=8ntQcHBIhhE)

JORNAL DA BAND - 2014: matéria realizada na Universidade Federal da Bahia - UFBA e veiculada em 06/05/2014, sobre a entrega, para os alunos com deficiência visual, de tablets com software que efetua a leitura oral de textos impressos. (disponível em: www.youtube.com/watch?v=z53mfqq11Q4)

 

Livros e artigos sobre TECNOLOGIA ASSISTIVA e sobre EDUCAÇÃO INCLUSIVA podem ser baixados gratuitamente em:
- LIVROS E PESQUISAS
- ARTIGOS