INÍCIO: NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES LIVROS, TEXTOS E VÍDEOS PARA DOWNLOAD GRATUITO PERFIL E FORMAÇÃO

TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

linha divisória

 

TEÓFILO GALVÃO FILHO


TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E ATIVIDADES ATUAIS

 

Atuação Técnica Especializada:
 

Membro do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, serviço considerado "de interesse público relevante" pela Portaria Nº 142, de 16 de novembro de 2006, publicada no Diário Oficial da União em 17 de novembro de 2006 (até o presente momento).

Consultor da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - OEI, com consultoria para a Diretoria de Políticas de Educação Especial, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (DPEE/SECADI/MEC), 2012.

Consultor do Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL, com trabalhos desenvolvidos para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e CNPq (diferentes consultorias a partir de 2007).

Membro do Conselho Editorial da "Revista Conhecimento", do Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL, São Paulo, Brasil, ISSN 1981-9560 (de 2007 até o presente momento).

Consultor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI do Estado da Bahia (2004 e 2005), e pesquisador, com o apoio da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), no projeto de implantação de um Centro de Referência em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, dessa Secretaria (2006-2007).

Consultor da Secretaria de Educação e Cultura - SEC do Estado da Bahia (2005).

Responsável pela criação e coordenação, desde 1993, do Programa InfoEsp - "Informática na Educação Especial", nas Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador-Bahia, até o ano de 2009, trabalhando com alunos com necessidades educacionais especiais.
1- Quatro vídeos sobre o Programa InfoEsp:
- TV EDUCATIVA
- TV BAHIA
- TV BRASIL
- CANAL FUTURA
2- ARTIGO sobre o Programa InfoEsp

                                   
                                          
Prêmios recebidos pelo Programa InfoEsp:

 1) Prêmio Rainha Sofia 2007 de Reabilitação e Integração, conferido pelo Real Patronato sobre Discapacidad, do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais, da Espanha (ver publicações sobre este prêmio: Real Patronato sobre Discapacidad, website da Casa Real Espanhola, Revista Sentidos, Centro Español de Documentación sobre Discapacidad - CEDD). FOTOS DA ENTREGA DO PRÊMIO EM MADRI:
FOTO1; FOTO2.

 2) Prêmio Top Social 2007, conferido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade, capítulo Bahia - ABAP-BA, Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia, ADVB/BA e da ACB - Associação Comercial da Bahia. FOTO DA ENTREGA DO PRÊMIO TOP SOCIAL 2007.

 3) Certificação como Tecnologia Social, em 2001, conferida pelo Prêmio Tecnologia Social, parceria da UNESCO com a Fundação Banco do Brasil, passando a compor o Banco de Tecnologias Sociais dessa Fundação.
 

 

Sobre a entrega do Prêmio Rainha Sofia 2007 de Reabilitação e Integração recebido pelo Programa InfoEsp:
 

Site da Casa Real Espanhola, com a notícia do Prêmio para o Programa InfoEsp

Website da Casa Real Espanhola
 


 

Docência na Educação Superior:

Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, atuando no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade - CETENS/UFRB, Campus de Feira de Santana (a partir de 2014).

Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social da UFRB, ministrando o componente curricular "Seminários em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social" e orientando alunos do Programa (a partir de 2015).

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/FACED/UFBA), ministrando a disciplina Educação e Tecnologia Assistiva e orientando alunos do Programa (2010-2014).

Docente do Curso de Especialização em "Tecnologia Assistiva" (pós-graduação lato sensu) promovido pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCMMG e pela Associação Mais Diferenças - São Paulo, ministrando a disciplina "Recursos e Adaptações para o Uso do Computador", realizado em São Paulo (diferentes turmas).

Docente do Curso de Especialização em "Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais na Escola Regular" (pós-graduação lato sensu) promovido pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia - FACCEBA, ministrando a disciplina "Deficiências Físicas e Neuro-Motoras, Inclusão e Necessidades Especiais" (diferentes turmas).

Docente do Curso de Especialização em " Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva" (pós-graduação lato sensu), modalidade à distância, promovido pela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, ministrando a disciplina "Tecnologia Assistiva", em 2010.

Professor das Faculdades UNIME, ministrando a disciplina "Fundamentos da Educação Inclusiva" no Curso Normal Superior (2005-2007).

Docente do Curso de Especialização em "Psicopedagogia" (pós-graduação lato sensu) da Faculdade São Bento da Bahia, ministrando a disciplina "Novas Tecnologias Aplicadas à Psicopedagogia" (diferentes turmas).

Docente do Curso de Especialização em "Metodologia e Didática do Ensino Superior" (pós-graduação lato sensu) da Faculdade São Bento da Bahia, ministrando a disciplina "Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior" (diferentes turmas).

Docente do Curso de Especialização em "Didática para o Ensino Superior" (pós-graduação lato sensu) da UNIBAHIA - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão - ministrando a disciplina "Educação e Multimeios" (diferentes turmas).

Docente do Curso de Especialização em "Deficiência Mental e suas Diversas Abordagens" (pós-graduação lato sensu) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ministrando a disciplina "Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Especial".

Docente do Curso de Pedagogia da UNIBAHIA - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão - ministrando as disciplinas "Informática Aplicada à Educação" e "Educação e Multimeios" (2003-2004).

Docente do Curso de Especialização em Educação Especial (pós-graduação lato sensu) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), ministrando a disciplina "Informática na Educação Especial" para a 1ª turma em 1999, 2ª turma em 2000 e 3ª turma em 2002.

Docente do Curso de Especialização em "Projetos Educacionais e Informática" (pós-graduação lato sensu) do Centro de Estudos de Pós-Graduação Olga Mettig (CEPOM) da Faculdade de Educação da Bahia (FEBA), ministrando a disciplina "Informática na Educação Especial" para a 1ª turma em 1999, 2ª e 3ª turmas em 2000, e 4ª turma em 2001.

Docente do Curso de Especialização em "Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação" (pós-graduação lato sensu), do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ministrando o curso "Introdução ao Ambiente Logo de Aprendizagem" (1999).

Docente do Curso de Especialização em Educação Especial (pós-graduação lato sensu) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ministrando a disciplina "Informática na Educação Especial" (1999).

Professor do primeiro módulo (maio/1997) do Curso de Formação de Professores (Extensão) do Projeto de Teleinformática na Educação do Departamento de Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

 

Participação em Grupos de Pesquisa, e organização/docência em Cursos e Eventos:
  
VER CURRÍCULO LATTES - CNPq


 

linha divisória

INÍCIO